É real oficial, você está se mudando para os EUA! Você conseguiu um emprego, está indo como Au Pair, estudar ou vai viver com o amor da sua vida que mora nos Estados Unidos...
Agora chegou a hora de se preparar para a mudança.
São tantas coisas para pensar, tantas coisas para resolver, mas não se preocupe! Esse post vai te dar as dicas do que você precisa planejar em relação aos documentos. Se você tiver tudo isso organizado, o resto se resolve.
1. Deixe uma procuração com alguém de confiança
Se você tem bens no Brasil e não pretende se desfazer, é melhor se precaver. Caso você tenha imóvel, empresa, investimentos ou qualquer outro bem que pode requerer alguma ação na sua ausência, emita uma procuração.
É possível fazer a procuração de "poderes gerais" no cartório com poucos passos. A pessoa para quem você emitirá essa procuração poderá movimentar seus bens, fechar contas em bancos, telefonia, imóveis, automóveis, empresas, etc. É um procedimento relativamente simples, porém precisa ser realizado antes da mudança aos EUA.
O interessado em nomear um procurador deverá apresentar seus documentos pessoais originais (RG, CPF e certidão de casamento). Os dados pessoais de quem será nomeado procurador (nome, RG, CPF, estado civil, profissão e endereço) devem ser informados, além de cópias dos documentos para conferência.
Algumas instituições financeiras exigem dados específicos do cadastro para que a procuração tenha validade. Por exemplo, conta em banco. Se você tem conta corrente, conta poupança ou um leasing, você deve deixar claro no documento cada um dos registros correspondentes.
É importante estar atento à validade da procuração, que é determinada pela instituição financeira – então, se acontecer de falarem que não está mais válida, volte ao cartório e solicite uma nova via.
Para mais informações ou casos específicos, recomendamos que você consulte um advogado.
2. Verifique sua Carteira de Motorista ou Permissão Internacional para Dirigir (PID)
Quando você se mudar para os EUA, poderá usar sua carteira de motorista para dirigir por aqui por até 3 meses, desde que a carteira de motorista esteja válida e não seja provisória. Outra opção é solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID). A PID pode ser utilizada para dirigir nos Estados Unidos por até 180 dias.
A nossa sugestão é que você solicite a sua carteira de motorista no seu primeiro mês nos EUA. As regras de solicitação [link: https://www.usa.gov/motor-vehicle-services] variam de estado para estado e vale checar antes de solicitar.
Mas uma coisa é certa: quando você solicitar sua carteira de motorista, vai precisar dos documentos em inglês.
Tanto uma tradução juramentada da sua carteira de motorista, quanto a PID, podem ser usados para dar entrada e facilitar o processo da carteira americana. Outros documentos podem ser exigidos, dependendo do estado, mas se já tiver sua carteira brasileira, é recomendado ter em mãos um documento traduzido.
Vale lembrar que, em alguns casos, mesmo vencido, este documento pode ser usado por até 1 ano para o processo (não para dirigir).
Caso compre um carro, será necessária uma permissão para dirigir válida, seja americana ou brasileira, que também será utilizada para o seguro, que é obrigatório por aqui.
Concessionárias não vão deixar você sair com o carro sem seguro e, caso não tenha seguro ou esteja vencido, você pode ter problemas com a polícia.
3. Regularize sua situação eleitoral
Mesmo morando nos EUA você precisa manter sua situação eleitoral em dia, pois qualquer irregularidade impacta na solicitação de documentos brasileiros. Um bom exemplo é a solicitação de um novo passaporte. Por isso regularize sua situação antes de sair do Brasil.
Após a mudança para os EUA, você conseguirá trocar o seu território eleitoral para o exterior, se necessário. Para iniciar a sua solicitação de mudança de endereço eleitoral, comece por aqui.
4. Revise a situação das suas contas bancárias
Não é necessário fechar as suas contas bancárias no Brasil, mas você pode encerrá-las para não pagar taxas que seu banco venha a cobrar. Se a intenção é retornar ao brasil depois de 1 a 4 anos, talvez seja melhor manter as contas abertas em território brasileiro.
Resumo
Antes de se mudar para os EUA, tome quatro ações essenciais: deixe uma procuração com alguém de confiança para gerenciar seus bens no Brasil, obtenha uma Permissão Internacional para Dirigir (PID) ou traduza sua carteira de motorista, regularize sua situação eleitoral para evitar problemas com documentos brasileiros, e revise a situação das suas contas bancárias, decidindo se deve mantê-las abertas ou fechá-las para evitar taxas.