Está chegando a hora e você precisa começar a pensar em quais documentos levar para a sua mudança para os Estados Unidos. Estar com os documentos em dia é uma parte importante do processo (se não for a mais importante) de uma mudança para outro país.
Então, anote as nossas dicas, fique atento e se planeje para conseguir ter tudo finalizado antes do dia do embarque.
Aqui estão os 6 documentos mais importantes para quem está de mudança para os EUA:
1. Passaporte válido por no mínimo 6 meses a partir da data de embarque
Não são todas as companhias aéreas que aceitam que você viaje com um passaporte com validade menor do que 6 meses, então não corra esse risco. Antes de preparar a sua mudança, renove o seu passaporte se estiver perto de vencer.
Você pode renovar o passaporte nos EUA e é um processo bem fácil, que pode ser feito em uma agência dos correios.
2. Documentos que suportem a razão da mudança e tipo de visto
Leve todos os documentos relacionados ao seu tipo de visto, como carta do empregador, carta da escola onde fará faculdade, DS-2019, certidão de nascimento ou divórcio (no caso de visto K-1).
3. Diplomas de conclusão de Ensino Médio, Universidade e outros Certificados
O formato para esses tipos de documentos podem variar de acordo com suas necessidades, objetivos e do tipo de trabalho que você está vindo fazer.
No caso de diploma universitário, dependendo da sua formação, é possível fazer a equivalência da sua formação através de sites como o WES (https://www.wes.org). Nesse caso, há diversas variáveis que são específicas para o tipo de diploma. Por exemplo, o diploma de Administração de Empresas pode ter validade de forma equivalente a uma faculdade dos EUA. No caso de diplomas de médicos, veterinários, dentistas e outras profissões, esse processo é mais complexo e precisa ser verificado com antecedência. Não deixe para checar essas questões de última hora.
4. Comprovantes de vacinação e exames médicos
Dependendo do tipo de visto e empregador, você pode precisar apresentar comprovantes de vacinação. Mas, mesmo que não seja obrigatório, traga comprovantes de vacina e exames médicos para que você tenha mais facilidade ao explicar a sua saúde atual quando for se consultar por aqui. Comprovantes frequentemente pedidos incluem as vacinas de tétano, febre amarela, hepatite B e BCG.
5. Título de Eleitor e situação eleitoral regularizada
Mesmo morando fora do Brasil, você ainda precisa manter sua situação eleitoral regular. Caso sua situação esteja irregular, você poderá ter problemas na hora de renovar o passaporte, entre outros. Então, regularize sua situação eleitoral antes de se mudar e mantenha em dia durante a sua estadia fora do Brasil.
6. Declaração de imposto de renda do ano anterior
Caso aplique para novas vagas de trabalho nos EUA, ao ser aprovado, algumas empresas pedem um "background check", que é uma conferência do seu histórico criminal e fiscal.
Importante notar que, por até 2 anos nos EUA, tudo que você fez ou tinha no Brasil relacionado a trabalho, renda, registro criminal, pode e será utilizado em algumas ocasiões, como ao começar um novo emprego, financiamentos, empréstimos e até aluguéis.
Dica Extra: Documentação referente a escola dos filhos
Se você tem filhos em idade escolar, solicite o histórico escolar. De preferência, já leve o documento traduzido para facilitar o processo de matrícula nos Estados Unidos.
Importante
- Notar que todos os documentos nesta lista devem ser originais junto com a tradução juramentada, exceto o passaporte e o imposto de renda.
- A tradução juramentada pode ser feita no Brasil ou nos EUA, mas será provavelmente mais barata se feita no Brasil.
- Mantenha a cópia física e uma cópia digitalizada de todos os documentos.
Resumo
Para mudar-se para os EUA, é essencial ter um passaporte válido por no mínimo 6 meses, documentos que suportem a razão da mudança e tipo de visto, diplomas e certificados, comprovantes de vacinação e exames médicos, título de eleitor regularizado, e declaração de imposto de renda do ano anterior. Além disso, se tiver filhos em idade escolar, leve o histórico escolar traduzido. Todos os documentos devem ser originais com tradução juramentada, exceto o passaporte e o imposto de renda. Mantenha cópias físicas e digitalizadas de todos os documentos.